sexta-feira, 4 de novembro de 2011

WebQuest Mamíferos para Educação Infantil

1.    Introdução:
VAMOS CONHECER O CICLO DE VIDA DOS ANIMAIS MAMÍFEROS, DESDE SEU NASCIMENTO ATÉ SUA MORTE???
VAMOS LÁ???


2.    Tarefa:

VOCÊS DESENVOLVERÃO ATIVIDADES PARA ENTENDER AS SEGUINTES QUESTÕES:
  1. O QUE SÃO MAMÍFEROS?
  2. COMO NASCEM, ONDE E COMO VIVEM E DO QUE SE ALIMENTAM?
  3. QUAIS SÃO SUAS FASES DE DESENVOLVIMENTO E QUANTO TEMPO POSSUEM DE VIDA?

3.    Processo:

VOCÊS DEVERÃO FORMAR PEQUENOS GRUPOS DE CINCO CRIANÇAS PARA PESQUISAR E REALIZAR AS TAREFAS SUGERIDAS.

TAREFA 1:

ASSISTIR OS VÍDEOS INFORMATIVOS TRAZIDOS PELA PROFESSORA SOBRE O QUE SÃO MAMÍFEROS POR MEIO DOS SITES RELACIONADOS.
DEPOIS DISCUTIR EM RODA SOBRE O QUE ENTENDERAM DO TEMA.

TAREFA 2:

ENVIAR COMO TAREFA DE CASA PARA QUE AS CRIANÇAS, COM O AUXÍLIO DE SEUS PAIS, PESQUISEM E IMPRIMAM DA INTERNET FIGURAS DE ANIMAIS, PARA LEVAR À ESCOLA NO DIA SEGUINTE.

TAREFA 3:

REUNIR AS CRIANÇAS EM SEUS GRUPOS, PEDIR PARA QUE APRESENTEM SUAS PESQUISAS E POR MEIO DA CONFECÇÃO DE UM CARTAZ, CLASSIFIQUEM OS ANIMAIS MAMÍFEROS E NÃO-MAMÍFEROS.
CADA GRUPO DEVERÁ ESCOLHER UM ANIMAL MAMÍFERO PARA PESQUISAR, SENDO ESTE TAMBÉM O NOME DO GRUPO.

TAREFA 4:

DECIDIDO O ANIMAL, CADA CRIANÇA DO GRUPO DEVERÁ PESQUISAR NA INTERNET COM O AUXÍLIO DE SEUS PAIS, UMA CARACTERÍSTICA DESSE ANIMAL, SENDO ELAS:
A)   COMO NASCE?
B)   ONDE E COMO VIVE?
C)   DO QUE SE ALIMENTA?
D)   QUAIS SÃO SUAS FASES DE DESENVOLVIMENTO?
E)   QUANTO TEMPO POSSUI DE VIDA?
PEDIR AOS PAIS QUE SALVEM JUNTAMENTE COM A CRIANÇA O CONTEÚDO SELECIONADO NUM PEN DRIVE, OU CD E LEVAR PARA A ESCOLA.

TAREFA 5:

COM O AUXÍLIO DA PROFESSORA, OS GRUPOS ELABORARÃO POR MEIO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM - SCRAPBOOK UM ÁLBUM CONTENDO AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES ENCONTRADAS SOBRE O ANIMAL DO GRUPO.

TAREFA 6:

APRESENTAR OS ÁLBUNS AOS DEMAIS COLEGAS DA SALA.


4.    Fonte de informação:

DE ACORDO COM OS LINKS SUGERIDOS A SEGUIR, REALIZE SUAS TAREFAS:

TAREFA 1:

MAMÍFEROS
MAMÍFEROS DA PARMALAT
MAMÍFEROS DA PARMALAT 2

TAREFA 2:

FIGURAS DE ANIMAIS

TAREFA 3:
O CARTAZ DEVE SER CONSTRUÍDO DE ACORDO COM O MATERIAL IMPRESSOS DOS LINKS DA TAREFA ANTERIOR.

TAREFA 4:

A)   COMO NASCE?
PARTO DE UMA GATA
PARTO DE UMA CACHORRA

B)   ONDE E COMO VIVE?

C)   DO QUE SE ALIMENTA?

D)   QUAIS SÃO SUAS FASES DE DESENVOLVIMENTO?
CACHORRO
GATO

E)   QUANTO TEMPO POSSUI DE VIDA?

OBS: ALGUNS DOS LINKS SELECIONADOS SÃO APENAS EXEMPLOS, E ABORDAM OS MAMÍFEROS DE MANEIRA GERAL, PORÉM, DE ACORDO COM O ANIMAL ESCOLHIDO PELO GRUPO, AS FONTES DE INFORMAÇÃO SERÃO MAIS ESPECÍFICAS PARA QUE A BUSCA POSSA SER MELHOR DIRECIONADA.

TAREFA 5:

PARA REALIZAR ATIVIDADES DO OBJETO DE APRENDIZAGEM, CLIQUE:
 
5.    Avaliação:

A AVALIAÇÃO SE DARÁ DE MANEIRA CONTINUA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DO INTERESSE DE VOCÊS NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, NO CUMPRIMENTO DOS PRAZOS DETERMINADOS PARA ENTREGA DAS PESQUISAS, BEM COMO, NA INTERAÇÃO COM OS DEMAIS COLEGAS DO GRUPO E SUAS APRENDIZAGENS.

6.    Conclusão:

PARA FINALIZAR, VOCÊS APRESENTARÃO SEUS SCRAPBOOKS PRODUZIDOS EM GRUPOS PARA OS DEMAIS COLEGAS, EM SEGUIDA, FARÃO UMA RODA DE CONVERSA PARA QUE CADA UM POSSA EXPRESSAR SUAS OPINIÕES COM RELAÇÃO AO TRABALHO REALIZADO.

      7.    Fontes:

Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011
Data da pesquisa: 27/10/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário