quinta-feira, 3 de novembro de 2011

WebQuest na sala de aula...

Você deve estar se perguntando o que vem a ser WebQuest e qual contribuição ela pode ter em sala de aula. Pois bem, primeiramente vamos compreender os conceitos.
WebQuest (WQ) é uma metodologia de pesquisa orientada em diversas áreas do saber, por meio de recursos quase totalmente provenientes da Web, e estruturados por elementos semelhantes a de um projeto.

Alguns itens sempre estão presentes nas WebQuests, são eles:

  • Introdução: um Webquest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial oferecendo uma variedade de links selecionados a cerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exeqüível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na Web, online. Escolha um assunto cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas. Situe o assunto escolhido no currículo. Imagine uma abordagem que crie interesse. Assegure-se de que há fontes suficientes e adequadas na Internet.
  • Tarefa: A tarefa é a definição do que o aluno terá de executar para completar a atividade. Quanto mais as tarefas corresponderem aos objetivos que deseja alcançar em relação às descobertas e aprendizagens dos  alunos, mais estes se verão colaboradores e participantes na construção do conhecimento. Além de desenvolver a capacidade de compreensão do mundo pelas informações disponíveis no ciberespaço, as WebQuests,  através dos diversos tipos de tarefa, possibilitam aos alunos, encontrar e desenvolver novas formas de aprender - o aprender colaborativamente - pois, no trabalho em grupos, eles são responsáveis pelas descobertas, busca de respostas e aprendizagens.
  • Processo: nesta fase é importante termos um texto de orientação com instruções claras e objetivas que permitam que os aprendentes naveguem e interajam no universo informacional do ciberespaço sem perder o foco do desafio proposto. Os aprendentes devem ter orientações que otimizem o seu processo de pesquisa desde a busca da informação, seu mapeamento e tratamento crítico, até a sua ressignificação transformada em conhecimento individual e coletivo. Inicialmente incentivamos a pesquisa em fontes cientificamente reconhecidas sobre os conceitos de interação e interatividade, encorajando os aprendentes à autoria de um texto que buscasse responder às questões do desafio do enunciado da WebQuest.
  • Recursos: É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias para que a tarefa possa ser cumprida. Os caminhos percorridos para responder a um determinado desafio passam pelos mesmos nós (links sugeridos), mas, na elaboração das respostas  cada equipe de alunos elabora seus próprios caminhos, conclusões e resposta.
  • Avaliação: Este é um dos pontos mais importantes do trabalho colaborativo com WebQuests. Na proposta de Bernie Dodge, deve-se  trabalhar com tabelas, fichas ou um questionário a ser respondido pelos alunos, bem como, algumas formas de análise das interações e descobertas realizadas. Os ritmos e momentos de aprendizagem  tornam-se visíveis, pois os dados são registrados com certa freqüência, assim as  percepções quanto ao real crescimento e aprendizagem tornam-se aparentes. Tudo o que desenvolvemos, criamos, descobrimos, analisamos, discutimos, disponibilizamos,  construímos, são meios que oportunizam a aprendizagem. Nenhuma avaliação deveria perder de  vista tal fato, tudo o que o ser humano constrói ou destrói é possibilitador de aprendizagem, logo de avaliação.
  • Conclusão: Ligada a avaliação, a conclusão nas WebQuests é uma forma de apresentar um resumo das aprendizagens, bem como, os  pontos que poderão ser retomados em outros momentos. No uso de WebQuest, são considerados nos momentos de avaliação e conclusão os objetivos educacionais, que são baseados  na Taxionomia de Bloom que analisa três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. No ciberespaço, somos o que produzimos, logo, os registros que fazemos de nossas descobertas, conteúdos e aprendizagens, são importantes, não só para que todos tenham acesso às informações, mas como forma de expressar opinião, medos e anseios.
Além desses elementos, ainda é possível encontrar imagens e os créditos.
A grande maioria das WQ desenvolvidas até o momento, destinam-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, não abrangendo a Educação Infantil.
Pensando nisso, nós resolvemos desenvolver por meio do curso "WebQuest em sala de aula", uma WQ destinada às crianças de 4 a 5 anos de idade.
Quem quiser conhecer, nos acompanhe!!!!!!!

Mais informações acesse o link:
http://www.youtube.com/watch?v=uSSc5kK_9vU&noredirect=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário